Conheça os principais tipos e espécies de ratos urbanos (roedores). Roedores, popularmente chamados de ratos. De todos os tipos e espécies, tamanhos e cores, comem nossas lavouras, banqueteiam-se com nossas colheitas, frequentam sem cerimônia nossas cidades e nossas casas.

Os ratos pulam nos esgotos, comem e guincham em nossos sótãos e telhados, fazem ninhos nas gavetas e armários, roem portas e móveis, roubam nossa comida, defecam e urinam nos alimentos. Enfim, os roedores urbanos são uma verdadeira praga bíblica!

De fato, alguns milhões de anos tristemente repartimos espaço com certas espécies de roedores que se adaptaram ao nosso convívio de maneira muito hábil.

Os ratos tornaram-se animais sinatrópicos. Não deixam de ser classificados como comensais, pois se fartam à nossa mesa ainda que não convidados para tal.

Felizmente, dos mais de 1.300 tipos de ratos, já identificadas e catalogadas em todo o mundo, apenas três espécies de roedor passaram por esse processo de aproximação estreita à espécie humana:

Os pequenos Mus muscullus (camundongos, ratinhos, ratos de gaveta, muricha ou vários outros nomes regionais);

Os ágeis Rattus rattus (ratos pretos, ratos de teto, ratos de forro, ratos de navio);

E os robustos Rattus novergicus (ratazanas, ratos de esgoto, rato cinza, rato pardo).

Esses ratos urbanos são comensais, são furtivos, são territoriais, são esquivos, são especializados em sobrevivência. Infelizmente, além dos aspectos econômicos envolvidos no tema, os roedores desempenham outro papel muito mais indesejável, o de transmissores e/ou disseminadores de diversas doenças ao homem e as espécies de animais de produção.